Home Data de criação : 09/05/10 Última atualização : 11/10/17 12:20 / 5 Artigos publicados

TABULE  escrito em domingo 11 abril 2010 15:47

Blog de as1001receitas :Bem-vindos! - As 1001 receitas de Ritinha, TABULE

Oi, pessoal!

Aqui estou eu com mais uma receita que adoro.

Fiz perto da hora do almoço, pois além de nutritiva, é muito prática. É só dar uma lavada e deixar o trigo para quibe de molho da noite para o dia seguinte.

Mas, antes de saborearmos a receita, vamos saber um pouquinho mais sobre o trigo para quibe.

 

O trigo para quibe ou triguilho, como é chamado aqui no Brasil, é uma alimento constituinte da culinária sírio-libanesa ("culinária árabe" está errado, pois somente a Síria e o Líbano difundiram sua culinária pelo mundo, e não todos os povos que constituem todos os 22 países árabes). Contém fibras insolúveis que ajudam a acelerar o trânsito intestinal, muito bom para quem costuma ter o intestino constipado ("preso"). É rico em ácido glutâmico (este participa do metabolismo dos aminoácidos, açúcares e gorduras; essencial à manutenção e melhora das funções cerebrais; diminui o desejo por açúcar e álcool), vitaminas A, C, E, B3 (ou niacina ou também vitamina PP), em Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Potássio, Zinco.

 

Agora, mãos à obra! 

 

  • 1 xícara de chá de trigo para quibe
  • 1 tomate pequeno, bem lavado e picado em pedacinhos
  • 1 pepino pequeno, com a casca, bem lavado e picado em pedacinhos
  • 3/4 (cortei em 4, usei 3 partes) de cebola pequena e picada em pedacinhos
  • 2 dentes de alho grandes
  • + ou - 1/2 maço de hortelã, bem lavado (usei as folhas e os talos mais flexíveis)
  • Suco de 1 limão levemente pequeno (adoro o gostinho de limão... caso não goste, use menos)
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de café rasa de sal
  • 2 a 3 colheres de sopa de azeite de oliva (usei o extra-virgem com 0,4% de acidez - quanto menor a acidez, mais saudável)

 

Lavar e deixar o triguilho de molho da noite para o dia seguinte. Escorrer o excesso de água, colocá-lo sobre um pano de prato limpo e espremê-lo, para terminar de retirar a água. Feito isso, colocar o triguilho em uma tigela. Acrescentar o tomate picado (eu usei as sementes!), o pepino picado (também usei as sementes!), a cebola picada, os dentes de alho ralados, as folhas e talos flexíveis de hortelã picados, a pimenta, o sal e o azeite. Misturar tudo delicadamente, guardar na geladeira se desejar, e é só saborear!

 

DICA: Como o triguilho é um cereal, pode-se substituir o arroz ou o macarrão por ele. Caso deseje comer o tabule com o arroz ou o macarrão, basta pôr um pouquinho de cada para não comprometer a dieta. {#}

 

Beijos, até a próxima e uma ótima semana a todos!!

permalink

BOLO DE GENGIBRE  escrito em domingo 11 abril 2010 14:46

Blog de as1001receitas :Bem-vindos! - As 1001 receitas de Ritinha, BOLO DE GENGIBRE

Oi, gente!

Bem, como promessa é dívida, aqui vai mais uma receita deliciosa e diferente.

O gengibre (Zingiber officinale) é uma raiz originária da China, da ilha de Java e da Índia. Chegou à Europa através das Cruzadas, e em Portugal, existe desde a época do reinado de D. João III (1521 - 1557). Chegou ao Brasil há menos de um século após o descobrimento.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gengibre

 

Essa raiz tem ação desintoxicante, antiinflamatória, bactericida, e segundo algumas pesquisas, é afrodisíaca. Uma de suas principais indicações é no tratamento do sistema gastrointestinal (estômago e intestino), atuando nas fases de digestão, absorção e evacuação. Possui efeito termogênico (gera calor), o que ajuda a queimar calorias, auxiliando assim, no tratamento da obesidade.

O gengibre contém fibras, Cálcio, Ferro, Fósforo, Magnésio, Potássio, Sódio, Zinco, Cobre, Manganês, Selênio, vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6) e vitamina C.

E nesse friozinho, é uma boa pedida! Então... VAMOS À RECEITA!

  • 1/2 xícara de chá de leite desnatado
  • 2/3 de xícara de chá de óleo
  • 2 ovos
  • + ou - 10 centímetros de gengibre com a casca, bem lavado
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de farelo de trigo (pode ser farinha integral tbm)
  • 1/2 xícara de chá de farelo de aveia (pode ser aveia em flocos tbm)
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1 pitada de sal
  • Raspas de 1 limão
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Bater no liqüidificador o leite, o óleo, os ovos e o gengibre. Bater bem até virar um creme.

Em uma bacia, colocar a farinha de trigo, o farelo de trigo, o farelo de aveia, o açúcar mascavo e as raspas de limão.

Colocar os ingredientes batidos no liqüidificador sobre os ingredientes na bacia, misturando tudo muito bem até a massa ficar homogênea.

Acrescentar o fermento em pó e misturar delicadamente, até distribuir todo o fermento (depois, eu enriqueci com umas 3 castanhas-do-pará em pedacinhos).

Pôr em uma fôrma untada com um pouco de óleo e polvilhada com farelo de trigo ou farinha integral.

Assar em forno médio-baixo, pré-aquecido, por 40 minutos ou até que enfiando um palito na massa, esse saia seco. Sai super fofo... BOM APETITE!!!!!!!!!!!!

Até a próxima, meus queridos! {#}

permalink

OLÁ A TODOS!  escrito em terça 06 abril 2010 18:10

Oi, pessoal, nossa, há quanto tempo eu não postava NADA!

Quero agradecer a TODAS as pessoas que visitaram meu blog, deixaram mensagens. Manuela, ainda sou novata aqui neste blog, e como eu não sabia onde clicar para te responder, aqui mesmo lhe digo que espero sinceramente que vc aprenda muitas coisas e receitas boas nesse blog.

Já, já, postarei outra receita.

Beijos a todos!!!!!! {#}

permalink

BOLO DE AÇAÍ  escrito em sexta 15 maio 2009 21:28

Blog de as1001receitas :Bem-vindos! - As 1001 receitas de Ritinha, BOLO DE AÇAÍ

Oi, gente! Como prometido, uma receita... O bolo de açaí é uma receita diferente (muito preparada no Norte e Nordeste do Brasil), mas muito gostosa. A minha vontade de fazê-lo começou há 2 semanas, com um trabalho na faculdade, sobre anemia, que deveria conter uma receita relacionada ao tema do trabalho e o grupo deveria levar a tal receita para degustação. Daí, uma colega minha, que era parte do grupo de anemia, decidiu fazer esse bolo, todos gostaram (eu adorei), e eu pedi a receita 2 vezes, dei meu e-mail para ela, mas ela não me deu, só dizia "Ah, é igual à receita de bolo de cenoura! É só você colocar metade aveia e metade farinha de trigo comum, açaí, açúcar mascavo e pronto!". E não me disse mais nada, nem as quantidades. Então, hoje à tarde, ao chegar do meu estágio, passei em casa e fui com meu namorado ao supermercado, comprei o açúcar mascavo e o açaí e tentei fazer o bolo conforme a minha imaginação....... pensei "Seja o que Deus quiser!" (Rs...) e....... voilà! O bolo saiu macio e delicioso, e é nutritivo também. Quem quiser experimentar e fazer a receita, não se arrependerá. O açaí, o açúcar mascavo e a farinha de trigo são ricos em Ferro, e para melhorar a absorção do Ferro, o bolo não leva leite (o Ferro do açaí, açúcar mascavo e farinha de trigo e o Cálcio do leite competem entre si no momento de serem absorvidos); a aveia é rica em fibras, que além de melhorarem o trânsito intestinal, ajudam a absorver o excesso de gorduras e a formar fezes menos endurecidas. Mas, como todos sabem, consuma o bolo com moderação, pois apesar de nutritivo, o açaí contém gorduras (inclusive as benéficas), mas que em excesso, fazem mal. Aliás, tudo, até o que faz bem, em excesso faz mal. É como eu sempre digo: "Vamos ser donos do alimento, e não o alimento ser o nosso dono".

A foto não ficou muito boa, mas depois ponho uma melhor... Aí vai a receita, deliciem-se!
  • 2 ovos inteiros
  • 3 gotas de essência de baunilha (para tirar o possível gosto típico dos ovos)
  • 1/4 de colher de chá de sal refinado
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 1 xícara de chá de aveia em flocos
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 2 "tijolinhos" de açaí (200g) à temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó


Junte os ovos e a essência de baunilha e misture, depois ponha o sal e misture de novo, até que fique tudo homogêneo. Acrescente o açúcar mascavo, mexa bem, misturando tudo. Coloque o óleo e novamente continue mexendo muito bem, até ficar uma mistura mais consistente. Adicione a aveia em flocos e a farinha de trigo, depois o açaí, mexendo muito bem, para que todos os ingredientes fiquem igualmente distribuídos na massa. Coloque o fermento e mexa a massa delicadamente, até que todo o fermento se distribua na massa. Coloque em uma forma untada com farinha de trigo ou se preferir, com a aveia em flocos (mais saudável!) e asse em forno pré-aquecido durante 40 ou 50 minutos (para ver se já está pronto, fure o bolo com uma faca ou um palito, se sair seco ou com migalhinhas já assadas do bolo, está prontíssimo!).
Bom apetite!!!!! {#}

permalink

1° post! - Apresentação  escrito em segunda 11 maio 2009 22:43

Olá, pessoal, sou estudante do 7° período da faculdade de Nutrição e criei este blog porque desde pequena sou fissurada por receitas, é só falar nessa palavra que já fico ansiosa para ter alguma e saio buscando ela por aí, seja em livros ou na própria Internet, pesquisando.
Como tenho certeza de que há milhares (ou até milhões!) de pessoas como eu, quero compartilhar com elas o gosto pela culinária, por receitas, até pela gastronomia (adoraria fazer curso superior disso! Quem sabe, né?!). Aqui postarei todo tipo de receita: vegetariana, light, diet, mais chegada à tradicionalidade, saudável também, enfim...... estou também aberta a sugestões, viu, gente?!
 
Espero que gostem do meu blog, que a partir de agora, será também de todos vocês, visitantes!
Aguardem o próximo post, que já será de uma receita!
Beijos a todos!!  {#} {#}
permalink

Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para as1001receitas

Precisa estar conectado para adicionar as1001receitas para os seus amigos

 
Criar um blog